A Nossa História

Timeline

Conheça uma história, com quase 70 anos...

1954

A nossa história começa em 1954, quando Fernando Almeida Alves de Sousa, então com 36 anos e Pai do atual Presidente do Conselho de Administração, adquire uma quota minoritária na SOIMGRA-Sociedade Importadora de Material Gráfico.

1960

Fernando Almeida Alves de Sousa adquire as restantes quotas passando a deter 100% da sociedade. A SOIMGRA representa à data, entre outras, a alemã MERCEDES (máq. impressão tipográficas), a suíça COLOR-METAL (máq. impressão offset) e a francesa V. BOUZARD (equipamentos de pré-impressão).

1961

É estabelecido o acordo de representação com a MGD-MIEHLE-GOSS-DEXTER, fabricante americano de rotativas de impressão de jornais, com o qual a SOIMGRA, numa primeira fase, e a TECNIMPRENSA, numa segunda fase, viriam a conquistar a liderança do mercado de rotativas de jornal em Portugal.

1963

O filho e atual Presidente do Conselho de Administração, Fernando, então com 17 anos, abandona os estudos e começa a trabalhar na SOIMGRA.

1965

Acordo de representação com a BICICI, fabricante italiano de rotativas de impressão flexográfica, rotogravura, extrusoras, laminadoras e cortadoras-rebobinadoras, do qual viriam a ser vendidos e instalados cerca de 25 equipamentos numa década.

1966

Acordo de representação com a FERAG, fabricante suíço de sistemas de expedição de jornais, para transportar e empilhar os exemplares à saída das rotativas de impressão de jornais. A quota de mercado conquistada pela SOIMGRA para a marca FERAG em quase 20 anos foi de 100%, contando-se entre os seus principais clientes o DIÁRIO DE LISBOA, o JORNAL DE NOTÍCIAS, o DIÁRIO POPULAR e  O COMÉRCIO DO PORTO.

1970

Venda da primeira rotativa GOSS, uma Metroliner, ao DÁRIO POPULAR, sendo instalada na cave do edifício do jornal no Bairro Alto.

1971

Acordo de representação com a CROSFIELD ELECTRONICS, fabricante inglês de scanners-estúdios, do qual viriam a ser vendidos e instalados diversos equipamentos, mudando radicalmente o panorama do setor das Artes Gráficas em Portugal, pela rutura tecnológica e pelas possibilidades de montagem de imagens em estúdio que representou.

1973

Venda do primeiro scanner CROSFIELD, à empresa de pré-impressão SIMÃO GUIMARÃES, o qual viria a ser instalado na rua de José Falcão, no Porto.

1978

Constituição, pela mão do patriarca e sócio-gerente da SOIMGRA, da segunda empresa do grupo, a TECNIMPRENSA, a qual após o início de atividade viria a ficar sob a alçada do filho Fernando Jorge com a colaboração do irmão Rui Alves de Sousa.

1980

Venda de uma rotativa de impressão flexográfica à MIRANDELA Artes Gráficas para impressão dos boletins do Totobola.

1985

Cessação de atividade da SOIMGRA, na sequência da reforma do fundador Fernando Almeida Alves de Sousa.

1990

Acordo de representação com a X-RITE, fabricante norte-americano de densitómetros, colorímetros e espectrofotómetros.

Venda de uma das rotativas de jornal mais rápidas do mundo, uma GOSS Visa, à MIRANDELA ARTES GRÁFICAS para imprimir A BOLA, o PÚBLICO e um vasto leque de jornais regionais. 

1995

Venda da primeira rotativa de jornal à UNIPRESS para imprimir as edições Norte d’A BOLA e do PÚBLICO.

1996

Venda, à MIRANDELA, de uma rotativa offset para impressão de revistas, uma BAKER PERKINS G16.

1996

Duarte Alves de Sousa conclui a licenciatura em Administração e Gestão de Empresas na Universidade Católica do Porto, e inicia o seu percurso profissional na Tecnimprensa, com 24 anos.

2000

Venda da maior rotativa de jornal do país, uma GOSS Universal 70, à EMPRESA GRÁFICA FUNCHALENSE, para imprimir em Sintra as edições Sul dos jornais A BOLA, DIÁRIO DE NOTÍCIAS e JORNAL DE NOTÍCIAS.

2000

Acordo de representação com a PANTONE.

2002

Diogo Alves de Sousa, licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho e com carreira profissional ligada à AutoSueco, inicia o seu percurso na Tecnimprensa, com 28 anos.

2004

Acordo de representação com a TIMSONS, fabricante de rotativas offset de impressão de livros.

2006

Acordo de representação com a ROLLIN, fabricante de cauchús para impressão offset.
Venda da segunda rotativa à UNIPRESS, uma GOSS Uniliner, para imprimir as edições Norte do CORREIO DA MANHÃ e do RECORD.

2007

Internacionalização, com o início de atividade em Angola.

2008

Venda de uma rotativa offset de impressão de jornais GOSS Universal 80, a primeira rotativa nova a ser instalada em Angola, adquirida pela DAMER GRÁFICAS.

2010

Venda de uma rotativa offset de impressão de livros TIMSONS à DAMER GRÁFICAS.

Acordo de representação com a SOLEMA, fabricante italiano de módulos de automação para linhas de acabamento de livro e máquinas para produzir divisórias para caixas de cartão canelado ou cartão prensado.

2012

Duarte Alves de Sousa é convidado pelo Pai Fernando Alves de Sousa e pelo irmão Diogo a assumir a Direção-Geral da empresa.

2014

A Tecnimprensa é transformada em sociedade anónima.

2014

Acordo de representação com a KODAK, fabricante de chapas offset, equipamentos Computer-to-Plate e máquinas de impressão digital, para o território angolano.

2014

Venda da primeira KODAK Nexpress à OXIGEN, Angola.

Acordo de representação para o território angolano com a SISTRADE, empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de software de gestão industrial integrada para as indústrias gráficas e de produção e transformação de embalagens.

2016

Acordo de representação com a POLYMOUNT, fabricante holandês de camisas porta-clichés autoadesivas, e inventor da máquina de lavar clichés.

2018

Acordo de representação para o território angolano com a BLUMER, fabricante de máquinas de troquelagem de rótulos por punção.

Venda da primeira máquina de impressão flexográfica para Angola.

2019

Acordos de representação com a SOMA ENGINEERING, fabricante checo de rotativas flexográficas, cortadoras-rebobinadoras e laminadoras sem solventes, e com a ECOGRAPH, fabricante suíço de lâminas doctor-blades.

2022

Criação da personagem Tec.